Elon Musk revela o plano para a supercomputadora mais poderosa do mundo: um projeto secreto que busca revolucionar a IA, surpreender líderes mundiais e redefinir o significado de ser humano. Especialistas alertam: «Esta tecnologia pode mudar a civilização para sempre». Você está preparado para a humanidade mais ousada e misteriosa de Musk até a data? Empie a conta regressiva.

ESTO ACABA DE PASAR: Eloë Musk está construindo o supercomputador mais poderoso do mundo e é um ponto de mudança para tudo. Oë milhões de chips. Oë visão. E uma máquina tão poderosa que poderia reescrever o significado do pensamento.

Enquanto o mundo se afanava e discutia sobre a ética da IA, a regulamentação e o ChatGPT, Eloi Musk construiu silenciosamente algo mais grande. Muito mais grande.

Agora, o veloz está desmoronando, revelando um projeto tão ambicioso, tão fora do comum, que mesmo seus críticos mais acérrimos estão começando a conter a respiração.

Se chama Colossus 2. E segundo os especialistas, não só será a supercomputadora mais poderosa da Terra: será o cérebro do futuro.

O Amanecer da Inteligência Artificial Geral

No coração deste projeto se encontra xAI, a linha de IA de Musk, lançada para desafiar o que ele considera a conformidade ideológica e o securismo dos laboratórios de IA existentes.

Enquanto outros se tornaram cautelosos, Musk foi a toda máquina, com o objetivo não apenas de replicar a inteligência humana, mas também de superá-la.

Colossus 2 contará com um milhão de GPU NVIDIA. Sim, leu bem. Um milhão. Em comparação, alguns dos melhores supercomputadores do mundo apenas contaram com alguns poucos quilômetros.

Ao completar, esta máquina eclipsaria todo o anterior. Nenhum solo é potente, mas praticamente infinito, tanto em escala quanto em design.

“Estamos construindo a base de informática para IA geral”, declarou Musk aos investidores. “E estamos fazendo o mais rápido possível do que ninguém criou”.

Colossus 1 foi apenas o começo

O centro de dados atual de XAI, Colossus 1, é o líder mundial em capacidade de capacitação em IA. Os modelos que suportam estão crescendo exponencialmente, e sua infraestrutura atraiu a atenção de analistas que creem que poderiam posicionar a XAI como a empresa de IA mais valiosa do mundo, mais rápida que Operativa ou Atropocópica.

Dando poder à la Bestia, literalmente

O que a maioria das pessoas não compreende é que aumentar o número de GPU requer mais que apenas dinheiro e ambição. Requer muita energia. Então Musk está fazendo o que só Musk pode fazer: construir sua própria infraestrutura de energia.

Justo nas áreas externas de Memphis, XAI está construindo o local Tesla Megapack mais grande dos EE. UU., que abriga mais de 900 unidades com capacidade de armazenar 3600 megavatios por hora de energia, o suficiente para alimentar 1 milhão de GPU durante pelo menos quatro horas em condições de demanda máxima.

Isso não é apenas uma solução de respaldo. É uma rede elétrica medida para a era da inteligência.

Ao abrir e fechar os olhos, este enorme local não servirá apenas como base para o IA, mas também estabilizará a rede elétrica local para quilômetros de moradores de Memphis, expandindo ainda mais a tecnologia de Musk no panorama energético dos Estados Unidos.

6 milhões de dólares em cobras

Colossus 2 não é barato. E Ad Musk sabe.

Por isso, a xAI acaba de arrecadar 6 milhões de dólares em uma das maiores rodadas de financiamento privado na história da tecnologia.

O dinheiro já está fluindo para a expansão de centros de dados, a aquisição de chips e a aquisição de propriedades em locais de infraestrutura energética.

As fontes indicam que você deve receber mais precauções. Mas com o respaldo de Tesla, SpaceX e a rede de recursos de Starlink, Musk tem mais do que apenas eficaz: tem influência.

De casas a táxis: o ecossistema de Tesla se expande

Mas a visão de Musk não se limita à IA. Se trata de construir um futuro hiperconectado e inteligente.

No Texas, as casas Tesla com tecnologia solar, Powerwalls e infraestrutura totalmente elétrica estão vendendo a pesar de seus altos preços.

Em um estado governado pelo petróleo e pelo gás, a transição para um estilo de vida límpido e autônomo está sucedendo mais rápido do que o esperado.

“As pessoas não querem depender” , disse um representante da Tesla. “Da energia, da rede elétrica, dos sistemas herdados. E eles oferecem precisamente isso”.

Enquanto isso, na Gigafábrica do Texas, o futuro do transporte se aleja.

O medidor do táxi cibernético

Tesla agora está produzindo em grande escala o Cyber ​​​​Cab , um veículo autônomo projetado não apenas para particulares, mas também para carros.

A empresa chega a 2 milhões de usuários no total, com um design baseado em novas impressoras Gigapress compactas que reduzem o peso, aumentam a eficiência e possivelmente reduzem os custos de fabricação.

Fuentes de Iside confirmou que cinco Cyber ​​​​Cabs totalmente autônomos estão sendo testados na Gigafactory, com mira em uma possível apresentação pública antes do final do ano.

Embora Tesla insista que a primeira versão servirá aos operadores de frota, persistem rumores de uma variante de consumo mais pequena (o esperado carro econômico de Tesla), projetada para levar a tecnologia autônoma ao condutor médio.

O panorama mais amplo: IAGI, infraestrutura e um mundo poshumano

Se Colossus 2 funcionar, se Musk e XAI tiverem sucesso, isso não será simplesmente outro passo adelante. É um salto cúbico.

A Inteligência Artificial Geral significaria máquinas capazes de razonar, criar, prosperar e melhorar a si mesmo.

Significaria tudo, desde medicina personalizada até governança preditiva e distribuição de energia hipereficiente.

Os críticos foram enfadados, mas Musk não foi inmutado

Você quer acreditar que Musk se move muito rápido. Que Colossus 2, se for regulamentado, poderá trazer consequências inesperadas. Que la IA precisa de controle.

A resposta de Musk? A IA mais perigosa é aquela que está construída sobre um segredo. Estamos construindo a nossa história sobre um segredo aberto.

É uma maquiagem atrevida, quase temerária, mas resulta atraente tanto para os espectadores quanto para os investidores e espectadores.

Palavras finais: A máquina de Open Map. O futuro de todos.

Elon Musk não foi simplesmente construir um computador.

Você está construindo um novo cérebro para a civilização. Um sistema poderoso capaz de romper a próxima geração de esportes, energia, medicina e governo.

Você está construindo Colossus 2. Ao fazê-lo, é possível que você esteja construindo a última sobrevivência que a humanidade precisa criar.

Porque depois disso, as máquinas se encargarão do resto. E tudo o que podemos fazer agora é observar. E nos perguntamos. E nos preparemos.